quinta-feira

PMJP garante compra de dez toneladas de alimentos para doar ao banco de alimentos municipal

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Desenvolvimento (Sedes) e Trabalho, Produção e Renda, participa da abertura oficial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nesta quinta-feira (26). O evento é organizado pela Associação de Produtores Agroecológicos de João Pessoa (Prohort) e na ocasião a PMJP realizará a compra direta dos agricultores do Cinturão Verde.


O evento acontece a partir das 10h na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Pessoa, no bairro de Gramame.

Em João Pessoa, o programa Cinturão Verde representa cerca de 30% dos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos e os participantes do têm a garantia de compra de seus produtos pela PMJP. Com a realização da compra dos alimentos, a PMJP doa diretamente ao banco de alimentos municipal, que atende 120 instituições cadastradas, além das cinco cozinhas comunitárias.


Segundo Lúcia Silva, diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, os alimentos comprados pela PMJP e doados complementarão a alimentação daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. “É importante ressaltar que a parceria do Governo Federal (por meio do Ministério do Desenvolvimento Social) e da PMJP só traz benefício, pois favorece os agricultores familiares já que elimina qualquer intermediário no processo de compra. Assim, conseguimos acabar com as despesas de frete e trazer mais qualidade de vida para os agricultores”, ressaltou.

O diretor de alimentos da agricultura família da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, Anselmo Silva, disse que no passado apenas 19 agricultores faziam parte do programa e esse número saltou para 63 agricultores. “Eles plantam e vendem produtos orgânicos com diferencial de preço de quase 30%”, revelou Anselmo. A meta, segundo ele, é de atingir o maior número de agricultores, capacitá-los para venda de produtos agrícolas sem agrotóxico.

O programa – Os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta Local são ações do Fome Zero e promovem o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. Os programas também promovem a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes em um limite de R$ 4,5 mil por ano.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. 

Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial: Banco de Alimentos de João Pessoa, Comunidades Quilombolas de João Pessoa, Federação Espírita da Paraíba e CASC. Atendendo assim, uma média de cem mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário