terça-feira

CONHEÇA O HISTORICO DO INSTITUTO FELIPE KUMAMOTO

O Instituto Kumamoto de Pesquisas Médicas e Assistência à Saúde é um Organização da Sociedade Civil de Interesse do Público (OSCIP) criada em 2004, objetivando promover assistência social, saúde e educação às crianças paraibanas, juntamente com suas famílias.


Homenagem a Eije Kumamoto










   
    







Na verdade as raízes do IFK remontam ao século passado, entre 1920 e 1923 quando o japonês Eije Kumamoto  ao chegar em Recife, foi convidado pelo Coronel José Pereira e foi morar em Princesa Isabel, cidade do interior da Paraíba, distando 432 km de João Pessoa.



Foi em Princesa onde fincamos nossas raízes de paraibanos, onde aprendemos a conviver com a natureza hostil, com a grandeza do homem do sertão.



Na cronologia do Instituto Felipe Kumamoto, acho que, resumidamente, é importante ressaltar:



1. A chegada do japonês Eije Kumamoto em Princesa Isabel entre 1920 e 1923;



2. Eije Kumamoto como homem de confiança do Coronel José Pereira;



3. A participação do japonês Eije Kumamoto na revolução de trinta, na constituição da república Livre de Princesa;



4. O casamento com D. Marly Duarte Kumamoto em 1937;



5. A chegada do primeiro filho – Dr. Ítalo Kumamoto – em 1948 e depois dos demais, Gilson Eire e Helder Kumamoto;



6. A formação em Medicina e o precoce início das atividades médicas de Dr. Ítalo Kumamoto, na região, ainda como estudante, o casamento com D. Laura Montenegro Carneiro da Cunha 
e a chegada dos filhos Felipe, Ana Karenina, Larissa e Alexandre Kumamoto;



7. A constituição do Procárdio - Instituto de Cardiologia da Paraíba em 1976;



8. A decisão de construir o Hospital Memorial São Francisco em 1992;













Procárdio - Instituto de Cardiologia da Paraíba
Hospital Memorial São Francisco


9. A inauguração do HMSF em 1998;



10. A criação do Instituto Kumamoto em 2004;



11. A morte de Dr.Felipe Kumamoto em 2007, aos 29 anos de idade, depois de uma longa luta contra uma grave doença;



10. A história de Dr. Felipe Kumamoto (ver último trecho) como filho, estudante de medicina e médico no Incor resumida em depoimentos e documentos que certamente constarão desta home page;



11. O compromisso de transformar a dor em amor e buscar no servir alento para as nossas Doces Saudades (livro que será editado em breve).




Foi baseado nesta história de vida, com quase um século de duração, que constituímos o Instituto Kumamoto e que hoje leva o nome de fantasia do Instituto Felipe Kumamoto.



Sua missão, educar as pessoas para viver melhor;



Sua visão, promover os valores nos legado por Dr. Felipe Kumamoto, a ética, a consciência de que devemos buscar sempre servir com amor ao próximo, sem que para isto seja necessário atropelar os sonhos dos nossos semelhantes; valorizar a ética e o trabalho. Lutar pelos sonhos e ajudar a transformar sonhos em realidades coletivas.



Na busca desta missão e com esta visão convocamos e sensibilizamos jovens da sociedade, passamos para eles os valores fundamentais de uma sociedade, suas origens, o valor da família, o valor da fé, o espírito coletivo e a certeza de que juntos poderemos, senão mudar o mundo, mudar o meio em que vivemos. Com ética, respeito aos nossos semelhantes, dedicação e sobretudo aprendendo a servir ao próximo sem interesse outro senão tornar a vida mais bela.



Entre as metas do IFK está incentivar, criar e manter unidades de ensino, pesquisa e serviços, associações, empresas e outras entidades, principalmente do Terceiro Setor, bem como encorajar o financiamento sustentável de organização sociais, através de iniciativas de geração de recursos e de investimentos estratégicos.



Dispõe-se a promover atividades culturais e pedagógicas, em intercâmbio com outras associações ou fundações congêneres privadas ou públicas, nacionais ou estrangeiras, podendo, ainda firmar contrato de serviços com estas entidades.



O IFK também possui a intenção de realizar, seminários, treinamentos, cursos de qualificação e capacitação profissional e eventos semelhantes.



Essas atividades podem ser realizadas através de acordos e convênios com empresas, pessoas físicas ou jurídicas, de Direito Público ou Privado. Assim, o Instituto está sempre estabelecendo ligações entre pessoas e/ou instituições dispostas a contribuir com recursos humanos, tecnológicos, materiais ou financeiros, investindo na saúde, pesquisa e educação, como prefeituras municipais e universidades.



Desde janeiro de 2006, o IFK administra o Hospital Memorial São Francisco (HMSF), uma instituição com 30 anos de história e dedicação à saúde de qualidade na Paraíba, com o foco de ação voltada para a cardiologia, a neurologia, a terapia intensiva e a nefrologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário