domingo

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS: 2ª Gerência de Saúde realiza palestra e faz teste de HIV com servidores

Evento aconteceu no auditório da sede regional

Em comemoração ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, a 2ª Gerência Regional de Saúde com sede em Guarabira, realizou uma palestra, na quinta-feira (1º) com os servidores internos da ‘Casa’. Na oportunidade foram entregues panfletos informativos e exibidos filmes-documentários que relatam depoimentos de pessoas de diversas classes sociais que convivem de forma normal com o vírus do HIV.

O evento foi organizado pela Apoiadora em Saúde, Rosangela Cirne, que coordena o núcleo de DST/AIDS da Regional, com assessoramento do também Apoiador em Saúde, Edvan Morais – coordenador do Núcleo da Saúde do Homem da Gerência.

Baseada em informações técnicas, Rosângela enfatizou que, o dia mundial da luta contra a AIDS é um convite ao compromisso e à solidariedade com quem vive em situação de vulnerabilidade ou exclusão. É um dia de combate à discriminação e ao preconceito e de denunciar práticas que impedem o acesso aos serviços e aos direitos. É, também, uma oportunidade de fortalecer a politica de acesso universal à prevenção e ao tratamento, de incentivar a fazerem o teste do HIV.

Já o gerente regional, Cleonaldo Freire, que antes parabenizou a organização do evento, e ao mesmo tempo agradeceu a presença dos colaboradores da repartição pela presença na palestra -, disse da necessidade de sermos ‘multiplicadores’, e de repassarmos para familiares e vizinhos acerca dos riscos de se contrair a AIDS.

Após o debate, a coordenadora Rosâgela formulou o convite aos participantes, que se sentisse à vontade a se submeterem ao teste rápido de DPP, que diagnostica de maneira rápida e eficaz se a pessoa é soro positiva ou não. “O teste não é obrigatório, a pessoa que se submeter ao teste, não deve ficar preocupada, pois o resultado, mesmo de forma negativa, ou positiva, será de alto sigilo” – garantiu.

Os exames foram efetuados pelo médico Januário Soares, com assistência do bioquímico, Dr. Wilmar, gentilmente cedido pelo município de Belém e das apoiadoras matriciais da regional, Isis Emanulle e Raíssa Marinho.

Confira mais imagens:



Ascom/Ivanildo Santos para o Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário