segunda-feira

Presidente Nicolas Sarkozy sobe nas pequisas

 

Os índices de aprovação de presidente francês Nicolas Sarkozy subiram, na maior alta em cinco meses, uma pesquisa revelou no domingo (13). É o mais recente sinal de que seu desempenho na crise da dívida europeia é bem visto entre os eleitores.

A empresa de pesquisas OpinionWay entrevistou 1.002 pessoas para o jornal Metro. O resultado mostrou que Sarkozy está se aproximando da rival socialista François Hollande, cinco meses antes da eleição presidencial.

Com uma alta de quatro pontos percentuais, a aprovação de Sarkozy subiu para 34 por cento. Ele ainda está bem atrás de Hollande, que caiu três pontos percentuais, para 53%.

Os índices de aprovação de Sarkozy quanto à sua atuação na crise econômica da zona do euro e do orçamento francês, em 38%, foram ligeiramente maiores do que a sua classificação geral. Mas isso significa que 62% dos entrevistados desaprovaram sua gestão da crise.

Sarkozy anunciou, na semana passada, um pacote de 44,4 bilhões de reais (18,6 bilhões de euros) de cortes ao longo de dois anos, o último de uma série de esforços para salvaguardar classificação AAA da dívida soberana da França.

Na semana anterior, ele foi o centro das atenções ao receber os líderes do Grupo dos 20 potências econômicas em Cannes, sul da França, numa reunião de cúpula que foi ofuscada pela crise da zona do euro.
A recuperação nas mais recentes pequisas, com os níveis de aprovação mais elevados desde junho, foi menor do que o aumento mostrado em duas outras pesquisas anteriores, que indicaram a aprovação mais alta deste ano.

CASC-PB/NOTICIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário